Histologia Animal


Histologia Animal

1. Histologia: Objetos de estudo da Histologia e suas áreas de divisão.


Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. É uma das disciplinas fundamentais dos cursos das áreas de saúde e biologia.
Os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos principais:

·         Tecidos epiteliais
·         Tecidos conjuntivos
·         Tecidos musculares                            
·         Tecido nervoso.



2.Tecidos Epiteliais

Um epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais. 

Podem ser originados de um dos três folhetos germinativos do embrião:
  •         Do ectoderma originam-se, por exemplo, a epiderme e os epitélios do nariz, da boca e do ãnus;
  •          Do mesoderma origina-se o endotélio, epitélio que reveste os vasos sangüíneos;
  •       Do endoderma originam-se, por exemplo, os  epitélios que revestem o tubo digestório e a árvore respiratórias.

3.  Classificação dos tecidos epiteliais


Com base em sua estrutura e em sua função, os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois grandes grupos: os de revestimento e os glandulares.

3.1   Tecidos epiteliais de revestimento

·         Ao número de camadas celulares:
Ø Simples: uma só camada de células
Ø Estratificado: varias camadas de células
Ø Pseudo-estratificado: uma camada de células com núcleos em alturas distintas, dando a falsa impressão de ser formado por mais de uma camada.

·         Á forma de das células presentes na camada superficial;
Ø Pavimentoso: suas células são achatadas;
Ø Cúbico: formado por células cúbicas;
Ø Prismático: suas células são altas, em forma de prisma.

3.2   Tecido epitelial glandular

Há três tipos de glândula multicelular:
·         Glândulas exócrinas
·         Glândulas endócrinas
·         Glândulas mistas


4.       Tecidos conjuntivos


O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principal função do tecido conjuntivo é o preenchimento de espaços vazios e fazer a ligação de órgãos e de tecidos diversos e entre outros, como, preenchimento, sustentação, transporte e defesa.


4.1 Tecido conjuntivo frouxo

O Tecido Conjuntivo Frouxo ou Tecido Conjuntivo Laxo é a parte do tecido conjuntivo que tem distribuição mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os órgãos. É composta por células, fibras e pela substância intercelular. E possui as fibras, colágenas, elásticas e reticulares aproximadamente na mesma proporção.

4.2   Tecido conjuntivo denso

O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência. A disposição dessas fibras é a característica primordial para a classificá-lo como fibroso.


·         Não-modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes que não apresentam orientação fixa; um exemplo é a derme, tecido conjuntivo da pele;


·     Modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa, dando ao tecido características de maior resistência à tensão do que a dos tecidos não-modelado e frouxo; ocorre nos tendões.

4.3   Tecido conjuntivo adiposo

O tecido adiposo ou tecido gordo é uma variedade do tecido conjuntivo, cujas células armazenam energia na forma de gordura. Este tecido está presente abaixo da Derme formando a chamada hipoderme.

4.4  Tecido conjuntivo reticular

É formado por fibras reticulares e por células reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares). É um tecido muito delicado e forma uma rede para sustentar as células. Encontra-se nos órgãos que formam as células do sangue (medula óssea).

4.5   Tecido conjuntivo cartilaginoso

O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células), revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem não possui pericôndrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos.

4.6  Tecido conjuntivo ósseo

O sistema ou tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante. Suas funções principais são: sustentar o corpo; permitir a realização de movimentos; proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue, além de ser calcificado.


5.   Tecidos musculares



Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.
As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.



5.1 Tecido muscular estriado esquelético



É formado por miócitos multinucleados, que possuem, além das estrias longitudinais, estrias transversais, devido a disposição dos filamentos protéicos. É a presença das estrias transversais que dá esse a esse tipo de tecido muscular o nome de estriado. Esse tipo de tecido ocorre nos músculos esqueléticos, que são os que apresentam contração voluntária (que depende da vontade do individuo).

5.2 Tecido muscular estriado cardíaco

Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do individuo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.

5.3 Tecido muscular liso ou não-estriado

Apresenta miócitos mononucleados e somente com estrias longitudinais, motivo pelo qual são chamados miócitos lisos. Nessas células a contração é involuntária e lenta. Ocorre nas artérias, sendo responsável por sua contração; ocorre também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pelo peristaltismo nesses órgãos. Os movimentos peristálticos são contrações em ondas que deslocam o material alimentar dentro desses órgãos do sistema digestório.

6.  Tecido nervoso
O tecido nervoso tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos.
Esse tecido é de origem ectodérmica e possui células de grande especialização. É responsável pela constituição do sistema nervoso que rapidamente integra os seres vivos no meio em que vive. O sistema nervoso surge através dos celenterados (água viva, corais, anêmonas, hidras e caravelas).
As células do sistema nervoso dividem-se em: Neurônios: os quais são responsáveis pelas funções receptivas. Células da glia ou Neuróglia: as quais são responsáveis pela sustentação e pela proteção dos neurônios.

Ficheiro:Peripheral nerve, cross section.jpg

    Um comentário:

    1. essa página me ajudou muito com meus trabalhos e pesquisas ...muito boa ..

      ResponderExcluir